Image +55 34 99142 0842
ImageENG

Instalado e utilizando o Token GD Starsign com o certificado A3 no Ubuntu

Image

Instalado e utilizando o Token GD Starsign com o certificado A3 no Ubuntu

Apesar de oficialmente não ser suportado, o uso do Certificado Digital da OAB (certificado emitido pela Ordem dos Advogados do Brasil juntamente com a Certisign aos advogados brasileiros) é plenamente possível no ambiente Linux.

Esse pequeno tutorial pretende explicar como realizar a instalação do token GD Starsign (também vendido como GD Burti), da Giesecke & Devrient GmbH, que é o token mais usualmente fornecido para os advogados que realizam a compra de seus certificados através da AC OAB, mas nada impede que este procedimento também seja utilizado para instalar esse mesmo token com certificados de outras autoridades certificadoras seja possível (porém esse procedimento não foi testado).

Importante, esse procedimento não apresenta nenhuma garantia, use as instruções abaixo por sua conta e risco.

Neste caso, está sendo utilizado o sistema Lubuntu 14.04 LTS, portanto essa solução pode ser utilizada em qualquer outra versão do Ubuntu 14.04. Essa versão foi escolhida por ser uma distribuição LTS (Long Term Support), que terá suas atualizações garantidas até Abril de 2019, e utilizar o ambiente gráfico LXDE que foi desenvolvido para funcionar bem mesmo em computadores lentos e de baixa performance, ideal inclusive para os que querem substituir o já defasado Windows XP.

OBS: O primeiro passo para a instalação do certificado é a instalação do Java no sistema. Apesar de ser possível o uso do IcedTea, optamos pela instalação do Java oficial para garantir a maior compatibilidade possível.

Para realizar a instalação do Java 7, abra o terminal (através do menu de comando ou pelo atalho Ctrl+Alt+T) e digite os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa: webupd8team / java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-Java7-installer

 Siga as instruções na tela (aceitando os termos do contrato apresentados) para realizar a instalação do Java 7 na sua máquina.

OBS: Apesar de teoricamente possível o uso do Java 8 para o uso do certificado digital, não foram realizados testes para comprovar seu funcionamento.

Uma vez instalado o Java na sua máquina, execute o seguinte comando para instalar as libraries necessárias para se utilizar o token.

sudo apt-get install opensc OpenSSL pcscd PCSC-tools libopensc-openssl libccid libpcsclite1 openct

Em seguida, é necessário instalar o gerenciador criptográfico SafeSign para Linux. Para isto, faça o download do pacote SafeSign 3.0.77 adequado para seu computador (32 ou 64 bits) disponível em http://www.validcertificadora.com.br/SafeSignLinux

Versão 32 bits
http://www.validcertificadora.com.br/upload/downloads/linux32bits/safesignidentityclient_3.0.77-Ubuntu_i386.deb
 
Versão 64 bits
http://www.validcertificadora.com.br/upload/downloads/linux64bits/safesignidentityclient_3.0.77-Ubuntu_amd64.deb
 
Instale o pacote adequado ao seu sistema pelo GDebi (clicando duas vezes no ícone no local em que você baixou o arquivo) ou pelo dpkg no terminal. Após a instalação desse pacote, abra o programa tokenadmin  (no Lubuntu ele estará disponível no menu Sistema, no Ubuntu basta digitar token no campo de buscas do Unity). Ao abrir o programa (e se seu token já estiver conectado no computador) você já será capaz de ver as informações relativas ao seu token e certificados. Caso nenhuma informação apareça, verifique se os passos anteriores foram efetivamente feitos.
instalador 01O próximo passo para permitir o uso do certificado no Firefox (e assim permitir o acesso à sistemas como o PJe) é selecionar dentro do tokenadmin a opção Integração e selecionar Instalar o SafeSign no Firefox. Quando clicado nessa opção será apresentada a seguinte tela:

instalador 02

Com o Firefox fechado, clique na opção Firefox e clique em seguida em Instalar. Se tudo correr da maneira como esperada, a seguinte mensagem irá aparecer confirmando a instalação do módulo do token no Firefox.

instalador 03

Neste ponto você pode fechar o tokenadmin e abrir o Firefox. Se for a primeira vez que você estiver utilizando o Java no Firefox, provavelmente será necessário liberar a utilização do Java em sua máquina. Caso tenha alguma dúvida de como realizar tal procedimento, veja a página https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/como-ativar-o-java-em-sites-confiaveis que explica como realizar essa liberação.

Na primeira vez que você que você tentar utilizar o seu certificado, poderá ser apresentada a seguinte janela para você:

instalador 04

Para resolver esse problema, encontre através da caixa de seleção do Drivers disponível no caminho /usr/lib/libaetpkss.so.3 , marque o arquivo e escolha Escolher Driver.

Se feito corretamente, deverá ser apresentada a tela pedindo para se inserir o PIN do certificado digital conforme tela abaixo:

instalador 05

 

Se inserido o PIN corretamente, o seu acesso estará liberado ao sistema que você está tentando utilizar no Firefox.

Criado por Bruno Kussler Marques
Advogado especialista em Direito Eletrônico

17/07/2014

 

Caso não consiga fazer o peticionamento eletrônico funcionar no Linux, entre em contato conosco – contato@lainesouza.adv.br – que oferecemos este serviço.